terça-feira, 26 de junho de 2012

Atelier “O Projeto Educativo Local”


Decorreu no dia 25 de junho no Centro de Artes de Espetáculo o Atelier “O projeto Educativo Local”, com a temática “O contributo da comunidade escolar para o desenvolvimento sustentado de um território de média densidade”.
O Atelier foi organizado pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar e pela Universidade de Coimbra.
Pretendeu-se, com este Atelier, “desafiar todos os docentes do município a partilhar os projetos educativos das escolas, a conhecer as bases de desenvolvimento do projeto educativo municipal e a refletir sobre outras experiências já em desenvolvimento. Procurando um debate mais enriquecedor, este evento abre-se à participação de técnicos autárquicos dos municípios vizinhos, a outros agentes culturais e socioeconómicos e a especialistas dos domínios da Educação e do Desenvolvimento do Território, visando uma (trans)formação pessoal e social que contribua para outras possibilidades (de base local) de ver e organizar a educação” . (fonte)
Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz – Dr. João Ataíde – salientou duas áreas que considera de grande relevo para o município:
- o desenvolvimento de um plano de formação para o empreendedorismo;
- o estabelecimento de um pólo de ensino superior.
Ainda, durante a sessão da manhã, tivemos a oportunidade de ficar a conhecer os projetos educativos das escolas do concelho.
O projeto educativo da Escola Secundária com 3º CEB Dr. Joaquim de Carvalho foi apresentado pelo diretor – Dr. Carlos Santos, que reforçou os pontos fortes da escola. Os participantes puderam visionar um vídeo no qual se fez uma verdadeira visita guiada à nossa escola. O diretor, não deixou, ainda de fazer referência ao nosso Centro Novas Oportunidades.

Sem comentários: