quarta-feira, 27 de junho de 2012

“O ensino profissional e o desenvolvimento local sustentado” - comunicação do Presidente da ANQEP

No Atelier “O Projeto Educativo Local”, já aqui referido, realizado no dia 25 esteve presente o Presidente do conselho diretivo da ANQEP - Gonçalo Xufre Silva, que apresentou uma comunicação com o tema “O ensino profissional e o desenvolvimento local sustentado”.

 O presidente da ANQEP começou por referir que o trabalho da ANQEP é o seguimento do trabalho da ANQ e a alteração de nome sinaliza uma área que será muito relevante para os tempos mais próximos. Mas, aproveitou para reforçar que: “A Educação e Formação de Adultos não vai ser abandonada!”

Pretende-se, segundo o presidente da ANQEP, que as vias profissionalizantes sejam cada vez mais uma primeira escolha, uma vez que os cursos cientifico-humanísticos servem para prosseguimento de estudos, mas, só por si, dificilmente levam ao mercado de trabalho. Assim, o ensino profissional deve ser cada vez mais rigoroso e exigente, o que passará pela indexação de todos os cursos profissionais ao Catálogo Nacional de Qualificações, o que, atualmente, ainda não acontece.

Reforçou, ainda, a necessidade de se estabelecer pontes entre os sistemas educativos e o mercado de trabalho – essa ligação deve ser nos dois sentidos e dar satisfação a todas as partes. Neste sentido, as parcerias a nível local (escolas públicas, escolas profissionais, IEFP, e empresas) terão um papel preponderante.

Destacou, ainda, o trabalho de orientação escolar e aconselhamento profissional que tem sido desenvolvido pelos centros novas oportunidades. Esse trabalho deve continuar e ser alargado aos jovens. Assim, a rede de aconselhamento profissional, área na qual já trabalham vários operadores (centros novas oportunidades, IEFP e Serviços de Psicologia e Orientação das escolas públicas e privadas) deve ser reforçada. A nível do encaminhamento, a decisão final deve ser do aluno e o sistema de orientação e aconselhamento deve ser independente de operadores formativos.

A nível das mudanças, prevê-se a introdução de um sistema de créditos associado à formação permitindo a mobilidade de jovens entre qualificações, i. é, a capitalização da formação através do sistema de créditos.

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